Pedro Patrus

 

BH de todos e de cada um

Belo Horizonte tem se tornado o espelho de um mundo com dificuldade de convivência democrática, em que as práticas intolerantes presenciais ou nos ambientes virtuais têm feito muitos se esquecerem do respeito ao outro. Meu sonho e luta cotidiana é uma cidade plural, para(...)


Ver Mais

Entre palavras e gestos

Um pouco mais de dois meses depois de subir no palanque da Parada do Orgulho LGBT de BH e afirmar aos mais de 80 mil participantes do evento que: “O prefeito tem a obrigação de proteger uma população que vem sendo machucada, discriminada por(...)


Ver Mais

Economia popular solidária e a reinvenção do mercado

É mais do que notório que o modelo econômico atual tem provocado um verdadeiro caos no país. Nunca os indicadores e a vida do brasileiro estiveram tão ruins. Com quedas sucessivas na produção industrial e no setor(...)


Ver Mais

A cidade à venda?

Privatizar, privatizar e privatizar. É assim que a atual administração tem se posicionado e agido com relação à cidade. A terceirização dos parques começa a dar os primeiros passos com os editais que foram abertos no Diário Oficial do Município (DOM), em parceria-público-privada (PPP). A atitude da prefeitura vai(...)


Ver Mais

O PT NA ENCRUZILHADA

PATRUS ANANIAS DE SOUSA

O Partido dos Trabalhadores vive a maior crisee sua história. Sabemos que a palavra crise comporta diferentes significados e desdobramentos. Pode anunciar o fim como pode abrir novas possibilidades. O primeiro passo para que a crise se torne um processo de gestação(...)


Ver Mais

Redução da maioridade penal não reduzirá o crime no Brasil

Um assassinato é sempre marcado pela comoção familiar da vítima e em alguns casos, pelo sensacionalismo midiático. É respeitável e totalmente compreensível a dor dos entes queridos que clamam por justiça. No entanto, é preciso refletir sobre aqueles que querem fazer justiça com as próprias mãos. A justiça deve(...)


Ver Mais

Por um Brasil à altura de si mesmo

O mês de junho de 2013 ficará marcado na história como o período em que os brasileiros mostraram o seu poder de mobilização, que começou por meio das redes sociais e tomou as ruas das cidades. Vivenciamos um momento ímpar, que trouxe lições e muitas reflexões em(...)


Ver Mais

Nova Beagá, velhas práticas?

Uma BH com mais áreas verdes, praças, viadutos e “arranhas- céus”, em um projeto arquitetônico verticalizado, semelhante ao adotado por grandes cidades do Brasil – como Rio e São Paulo e algumas no exterior, como Barcelona e Buenos Aires, pode ser sinônimo de uma capital ideal. Porém, diante deste(...)


Ver Mais